Blog

Alvenaria estrutural: vantagens e desvantagens

dezembro 24, 2022

Sem categoria

WGB Engenharia

A alvenaria estrutural é uma verdadeira inovação para o mercado, tendo em vista que não precisa de uma grande quantidade de materiais para erguer paredes ou para levar o projeto adiante. Sendo assim, ela deixa completamente de lado o método tradicional de concretagem, que já está um pouco ultrapassado.

Para utilizar este método limpo, seguro e econômico, é necessário conhecer um pouco mais sobre ele. Por isso, leia este artigo até o final para descobrir as vantagens e desvantagens da implementação, além de conhecer algumas curiosidades acerca do método ao longo de sua história.

O que é alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural nada mais é do que um sistema de construção onde as paredes de uma determinada edificação deverão assumir o papel estrutural. Dessa forma, não há a necessidade da utilização de vigas ou pilares para que um edifício se mantenha de pé, o que acaba substituindo o clássico método de concretagem.

A alvenaria que toma como base o tipo estrutural tem como principal característica a utilização dos blocos de concreto ou de cerâmicos autoportantes. Para isso, é importante reforçar para o fornecedor acerca da escolha do bloco estrutural no momento em que a compra for realizada, tendo em vista que também há blocos de vedação à venda.

De início, a alvenaria estrutural tinha como objetivo substituir os vários métodos tradicionais já instaurados no mercado, que utilizavam vigas, pilares e, também, lajes de construção. A partir dela, as obras passaram a ser mais baratas, ágeis e limpas, garantindo um resultado assertivo, com menos riscos e econômico.

Principais características

As principais características desse tipo de método estão diretamente ligadas com a função de sustentar o peso de uma determinada estrutura. Tomando essa informação como base, é de extrema importância que o método não seja confundido com o de alvenaria de vedação.

Outra característica extremamente importante da alvenaria estrutural é a utilização ampla de concreto ou cerâmica que são vazados na vertical. Sendo assim, a estrutura não possui fundos, o que torna a sua existência ainda mais peculiar.

Por fim, a alvenaria que foca na parte da estrutura poderá ser armada em obras onde os edifícios a serem construídos são mais altos, mas também podem ser não armadas, quando um edifício possui, no máximo, 4 pavimentos. Apenas com base nessas informações é possível entender quais são os diferenciais do método de construção.

Vantagens da alvenaria estrutural

As principais vantagens da alvenaria estrutural são:

  • Maior redução do consumo de formas de madeira, concreto e aço, o que também pode ser benéfico ao meio ambiente;
  • Redução de custos voltados para o sistema convencional de vigas, lajes e pilares;
  • Construção realizada de forma mais rápida;
  • Grande facilidade no treinamento de mão-de-obra;
  • Organização ampla dentro do canteiro de obras.

Desvantagens da alvenaria estrutural

Assim como qualquer outro método que possa ser encontrado no mercado, a alvenaria estrutural apresenta as seguintes desvantagens:

  • Caso uma edificação tenha sido construída por meio de alvenaria estrutural e haja a necessidade de derrubada de uma parede, será preciso solicitar a avaliação de um engenheiro para validar a reforma, o que pode gerar um custo extra;
  • A arquitetura e o design do local ficarão restringidos graças ao tamanho e a forma com a qual os blocos estruturais são posicionados no local.

Curiosidades

Um dos primeiros prédios a ser construído com alvenaria estrutural data de 1891 e, atualmente, permanece em uso. Ele está localizado em Chicago e se chama “Monadnock Building”. A sua fachada é bem sóbria, sem possuir grandes ornamentos e a altura é considerada bastante surpreendente, tendo em vista que possui 16 pavimentos.

Ao longo da história, diversas construções marcantes utilizavam o ato de empilhar pedras para que paredes fossem erguidas, especialmente em pirâmides, na Catedral de Notre Dame e, também, na Muralha da China. Muitos dos edifícios mencionados mantêm um grande mistério para os pesquisadores acerca da forma com a qual foram construídos.

A alvenaria estrutural é extremamente importante para o ramo da construção, tendo em vista que não apenas torna o processo da obra mais econômico, como também garante segurança para quem trabalha e para quem irá habitar, além de transformar o canteiro de obras em um local mais limpo.