Blog

Construção com estruturas metálicas: principais benefícios

abril 11, 2024

Sem categoria

WGB Engenharia

A construção com estruturas metálicas acabou oferecendo uma nova possibilidade para a área da construção civil e industrial. Por meio desse material resistente e ecológico, as obras são finalizadas de maneira mais rápida e otimizada.

Conheça, neste artigo, um pouco mais a respeito sobre a estrutura metálica, a sua importância, quais são suas vantagens e desvantagens e o seu uso ao redor do mundo.

O que é uma estrutura metálica?

A estrutura metálica pode ser considerada um elemento estrutural, que é produzido exclusivamente com material metálico, assim como seu nome já sugere. Um dos principais destaques vai para o aço, sendo a peça principal para todas as construções que adotam esse padrão.

O aço leva em sua constituição as ligas ferro-carbono, onde há uma quantidade de carbono previamente selecionada para indicar o nível de resistência daquele material em específico. Sendo assim, quanto menos carbono houver naquela estrutura, menor será a sua resistência. O mesmo ocorre na situação oposta.

Uso das estruturas metálicas ao redor do mundo

As estruturas metálicas são comumente utilizadas ao redor do mundo nas mais variadas construções. As principais delas são:

  • Galpões: nesse tipo de construção horizontal, o metal traz grandes vantagens porque possibilitam vãos livres e grandes, além de eliminar pilares desnecessários;
  • Edifícios verticais: as obras verticais também são agraciadas pela estrutura metálica, tendo em vista que podem ser construídas mais rapidamentes e com leveza;
  • Pontes: para as pontes, também há uma série de vantagens, como maior segurança para os trabalhadores ao longo da obra e a redução do prazo de montagem.

Uma das construções mais conhecidas mundialmente, e que utiliza a estrutura metálica para a sua composição, é a Torre Eiffel, com sua extensão feita em ferro. Todo o projeto levou 2 anos para que fosse finalizado, custando cerca de 8 milhões de francos para o cofre dos franceses.

Vantagens das estruturas metálicas

Existem muitas vantagens na utilização das estruturas metálicas em obras. No entanto, as principais estão diretamente voltadas para:

  • Tempo de construção reduzido: em edifícios que possuem múltiplos pavimentos, uma redução de 40% do tempo de construção é observada, especialmente quando estruturas de concreto são utilizadas como comparativo;
  • Controle da tecnologia: o metal é produzido a partir de uma siderúrgica, onde várias opções podem ser escolhidas, gerando um controle de variação maior;
  • Resistência mais ampla: estruturas metálicas produzem vãos maiores, permitindo economia de espaço e aumentando a resistência;
  • Sustentabilidade: o material utilizado na construção é inteiramente reciclável;
  • Qualidade da estrutura e do serviço executado: em estruturas que utilizam metal, a precisão utilizada é milimétrica. 

Desvantagens das estruturas metálicas

Assim como em qualquer outro tipo de construção, existem algumas desvantagens que precisam ser mencionadas. O custo inicial é um pouco maior do que em outros casos, sendo necessário possuir um capital inicial previamente planejado e já em mãos. Isso acaba diferindo de estruturas de concreto, que são realizadas ao longo do tempo.

Além disso, também há os problemas com a corrosão, mas que podem ser facilmente resolvidos. Para isso, basta seguir as recomendações, prestando muita atenção ao detalhamento e, também, eliminar qualquer risco de corrosão que seja apresentado desde o princípio.

Por fim, ainda há o problema de incêndio, tendo em vista que, dependendo do tempo em que a estrutura precisará resistir a uma alta temperatura, haverá a necessidade de utilizar uma proteção para revestimento e pintura, o que pode acarretar em mais custos na hora de construir.

Durabilidade

A durabilidade das estruturas metálicas é um ponto a ser destacado para quem está pensando em utilizá-las. Isso porque, graças aos mecanismos desenvolvidos para reduzir a deterioração do material, o tempo mínimo de vida útil que se espera é de 50 anos, pois todos esses detalhes são calculados no projeto.

Curiosidades sobre estruturas metálicas

Uma das principais curiosidades sobre as estruturas metálicas está, justamente, no fato do aço conseguir se enquadrar em qualquer obra. Além disso, sua construção ficará mais barata e evitará o desperdício. Por fim, também há uma informação essencial: o metal permite a disseminação do conforto termoacústico.

 

As estruturas metálicas são relevantes para a maior parte das obras, sejam elas industriais ou comuns. Por isso, ao planejar um bom projeto que as envolva, as chances de obter sucesso e economia são bem maiores.