Blog

Engenharia civil e o desenvolvimento sustentável

fevereiro 2, 2023

Sem categoria

WGB Engenharia

A sustentabilidade é um termo que, cada vez mais, possui ligação com a Engenharia Civil. Buscando entregar resultados mais naturais para a população, e diminuir os impactos no meio ambiente, essa união entre construção e precaução acaba se mostrando uma alternativa saudável para melhorar a qualidade de vida na Terra. 

Atualmente, o desafio da sustentabilidade tem se tornado cada vez maior, especialmente em um mundo onde a industrialização e os meios artificiais dominam. Por isso, confira, neste artigo, como a Engenharia Civil pode ser responsável por reverter esse quadro e ampliar o conceito sustentável.

Sustentabilidade na construção civil: importância

Por meio da sustentabilidade, é possível garantir que antes, durante e depois das construções, seja possível realizar ações que reduzam os impactos no meio ambiente e, consequentemente, extingam os problemas ambientais. Além disso, com esse tipo de projeto, há a viabilidade de melhorar a economia do local.

A importância da Engenharia Civil sustentável está, justamente, na reutilização de insumos e na definição de alternativas para que os recursos naturais sejam explorados de maneira consciente. Dessa forma, a vida na Terra pode ser prolongada com ainda mais qualidade de vida para todos os habitantes.

Com uma conscientização em massa, em todos os setores da sociedade, há uma probabilidade de fazer com que o Aquecimento Global seja revertido aos poucos, da mesma maneira que o desmatamento. Assim, animais e seres humanos terão mais oportunidades de realinhar seu cotidiano.

Vantagens da sustentabilidade na construção civil

Levando em consideração o conceito de consumo consciente das matérias-primas, o ato de reaproveitar resíduos e minimizar os desperdícios, conheça as principais vantagens de aplicar a sustentabilidade na área da construção civil.

Gera economia a longo prazo

Uma das principais vantagens de aplicar a sustentabilidade com a Construção Civil é a geração de economia a longo prazo. Afinal, por meio de uma otimização de etapas dentro do próprio canteiro, a redução de gastos é notável. Ao conter a geração de resíduos e proporcionar um uso inteligente de insumos, os custos são drasticamente reduzidos.

Melhora a imagem da empresa

Outro ponto que não deve ser ignorado é, sem dúvida alguma, a melhoria na imagem da empresa. Afinal, ao adotar a sustentabilidade como um molde de trabalho, o argumento de vendas se torna mais rígido. O conceito de sustentável tem ganhado cada vez mais força ao redor do mundo.

Os incentivos fiscais também são um ponto importante a ressaltar, afinal, eles se tornaram cada vez mais comuns quando o assunto é sustentabilidade na Construção Civil. Por meio das práticas sustentáveis, os proprietários se sentem mais confortáveis e garantem que todos os cuidados arquitetônicos sejam devidamente adotados.

As tecnologias sustentáveis também se mostram cada vez mais baratas e acessíveis, o que reduz ainda mais os danos financeiros para as empresas. Além de melhorar a qualidade do meio ambiente e proporcionar uma qualidade de vida superior aos seres humanos, o apelo e o conforto visual gerados atraem mais clientes.

Obras sustentáveis com incentivo fiscal

Assim como foi dito anteriormente, os incentivos fiscais têm se tornado cada vez mais comuns quando o assunto é sustentabilidade. O governo brasileiro se interessa firmemente em projetos onde a natureza é respeitada desde a base da planta até o momento da execução.

A Alemanha é um dos principais exemplos de incentivo fiscal à sustentabilidade, oferecendo à população uma espécie de bônus para os cidadãos que conseguem produzir energia fotovoltaica em excesso. No Brasil, é possível mencionar o IPTU Verde, que é um desconto oferecido em projetos com sistemas ecoeficientes.

As principais práticas sustentáveis na construção civil

Existem, atualmente, algumas práticas sustentáveis que são aplicadas na construção civil. Dentre as principais, estão:

  • Green Buildings: espaço onde processos de preservação natural devem ser priorizados desde o momento da concepção até uma possível demolição;
  • Gerenciamento de resíduos: uma das formas de conseguir fazer esse gerenciamento é por meio de caçambas que armazenam elementos sólidos que não são mais utilizáveis;
  • Diminuição do consumo de energia: diminuir o uso de energia elétrica também é algo extremamente necessário para aplicar o conceito de sustentabilidade.

 

A Engenharia Civil sustentável pode, sim, ser uma realidade. Com essa tendência em crescimento constante, há uma esperança para que os dias se tornem melhores e mais harmônicos.