Blog

Quem pode fazer laudo de instalações elétricas?

junho 22, 2023

Sem categoria

WGB Engenharia

O laudo de instalações elétricas é um documento extremamente necessário, responsável por trazer um atestado de segurança para todo o sistema elétrico de um local. Além disso, ele também traz consigo as marcações sobre as normas regulamentadoras vigentes, evitando acidentes e impedindo problemas.

Por meio deste artigo, ficará mais fácil entender como funciona o laudo de instalações elétricas e como ele é feito, além de descobrir quem são os responsáveis por sua criação e assinatura.

O que é um laudo de instalações elétricas?

Um laudo de instalações elétricas nada mais é do que um relatório feito por um especialista competente, como um engenheiro ou técnico eletricista, que fornece uma avaliação e análise completa de sistemas ou instalações elétricas. O objetivo de um relatório técnico elétrico é analisar a condição, segurança e conformidade das instalações elétricas.

Proprietários, gerentes de instalações, seguradoras, autoridades reguladoras e outras partes interessadas em manter a operação segura e confiável dos sistemas elétricos acharão útil o relatório técnico elétrico. Ele ajuda a identificar e abordar possíveis riscos, garantindo a conformidade com os padrões.

Utilidade do laudo

De uma maneira geral, o laudo de instalações elétricas serve para:

  1. Avaliação de possíveis falhas: os laudos de instalações elétricas fornecem uma inspeção e avaliação abrangentes de sistemas ou instalações elétricas. Auxilia na detecção de quaisquer falhas, erros ou problemas de segurança no sistema elétrico;
  2. Verificação de compliance: o laudo certifica a conformidade da instalação elétrica com os códigos elétricos, padrões, regulamentos e requisitos de segurança aplicáveis. Garante que o sistema elétrico segue as diretrizes e normas estabelecidas pelas autoridades ou órgãos reguladores;
  3. Documentar e realizar a manutenção de registros: um relatório técnico elétrico serve como documentação formal do estado e avaliação do sistema elétrico em um determinado momento. Auxilia na criação de um registro do estado da instalação elétrica e de quaisquer medidas tomadas para solucionar os problemas detectados;
  4. Garantir segurança: o laudo se concentra na detecção de possíveis riscos e perigos de segurança do sistema elétrico. Contribui para a segurança da instalação elétrica reduzindo a possibilidade de acidentes elétricos, choques elétricos, incêndios ou outras situações perigosas.

Quem tem autorização para fazer o laudo?

O laudo elétrico poderá ser realizado, bem como assinado, por engenheiros eletricistas, onde há a possibilidade de ser assinado, também, por um técnico em eletrotécnica. Os profissionais responsáveis deverão ter registro prévio no CREA de seu estado, solicitando uma anotação de responsabilidade técnica para que realizem essa atividade.

Quais são os tipos de laudo?

São vários os tipos de laudo técnico elétrico que podem ser solicitados e realizados. No entanto, dois deles precisam estar sempre atualizados para que as normas vigentes sejam cumpridas: o laudo de SPDA e o Laudo de Instalações Elétricas. Confira, abaixo, o que eles são e como podem ser realizados.

L.I.E

O Laudo de Instalações Elétricas poderá ser utilizado em edificações comerciais, públicas, residenciais ou industriais, sendo necessário verificar toda a estrutura elétrica proposta no local, como o cabeamento, os dispositivos de proteção, os quadros de distribuição, o sistema de aterramento e a medição.

O laudo precisará atender à NBR 5410 e, também, todas as normas técnicas estabelecidas pelo estado onde trabalha. Sendo assim, as condições adequadas para instalações elétricas de baixa tensão serão estabelecidas de maneira correta e segura para todos.

SPDA

O laudo do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, também conhecido como laudo de SPDA, é aquele que deverá atestar que todo o sistema de proteção contra as descargas atmosféricas está funcionando da maneira correta, consequentemente atendendo aos requisitos da NBR 5419.

A partir disso, será possível garantir que o sistema foi previamente envolvido por uma blindagem de condutividade elétrica e, também, aterrada por meio de uma espessura adequada conforme as requisições.

LA

O Laudo de Aterramento é bem semelhante ao anterior, tendo em vista que possui o objetivo de proteger o usuário de equipamentos contra alguma possível descarga atmosférica que possa atingi-lo durante o serviço. Dessa forma, a eletricidade estática e as descargas atmosféricas não serão preocupações durante a realização das atividades.

Prontuário NR 10

Por fim, ainda há o Prontuário NR 10, que traz um conjunto de documentações capazes de estabelecer procedimentos e instruções técnicas para assegurar saúde e proteção. Nele, também é possível encontrar a documentação de inspeções e medições de um sistema de proteção contra os aterramentos elétricos e descargas atmosféricas.

Como fazer o laudo de instalações elétricas?

O processo, como um todo, é muito longo e consiste em:

Introdução:

  • Faça uma breve descrição do objetivo e escopo do relatório.
  • Inclua informações pertinentes, como localização e descrição da instalação elétrica sob avaliação.

Descrição do Sistema Elétrico:

 

  • Explique os componentes, configurações e especificações do sistema elétrico.
  • Inclua a capacidade, os níveis de tensão e quaisquer recursos ou equipamentos exclusivos.

Procedimentos para Inspeção e Teste:

  • Descreva as etapas realizadas durante o processo de inspeção e teste.
  • Descreva os procedimentos que foram seguidos, como inspeções visuais, medições elétricas, testes funcionais e avaliações termográficas.

Avaliação de Conformidade:

  • Examine se a instalação elétrica está em conformidade com todos os códigos elétricos, padrões, regulamentos e requisitos de segurança aplicáveis.
  • Durante a avaliação, observe quaisquer desvios, problemas de não conformidade ou riscos de segurança que foram observados.

Avaliação de Segurança:

  • Examine os recursos de segurança da instalação elétrica.
  • Examine o aterramento e ligação, proteção contra choque elétrico, proteção contra sobrecorrente e proteção contra falha de arco.
  • Documente quaisquer problemas de segurança ou defeitos descobertos, bem como seus riscos potenciais.

Conclusões e Recomendações:

  • Apresente os resultados da inspeção e dos testes.
  • Destaque quaisquer defeitos, falhas ou perigos potenciais que foram descobertos durante o exame.
  • Para abordar as preocupações identificadas e aumentar a segurança e o desempenho, faça recomendações para medidas corretivas, reparos, manutenção ou atualizações.

 

De uma forma geral, o laudo de instalações elétricas é indispensável para garantir a segurança de todos do local e deve ser feito por profissionais capacitados.