Blog

Uso de drones no mapeamento e monitoramento de obras de engenharia civil

abril 1, 2023

Sem categoria

WGB Engenharia

A engenharia civil é uma área de extrema importância, especialmente por ser responsável pela segurança da população local. Por isso, a utilização de drones para mapear e monitorar obras tem se tornado cada vez mais comum.

Entenda, neste artigo, como essa tecnologia pode ser extremamente eficaz na construção e no monitoramento de projetos.

Quais são as aplicações dos drones na construção civil?

Os drones podem ter diversas aplicações dentro da construção civil. No entanto, as mais relevantes são:

  • Licitação e pré-planejamento: garante um levantamento topográfico antes mesmo de iniciar o período de planejamento, indicando pontos de drenagem, mudanças na elevação e bons locais para construir;
  • Planejamento: com as informações recolhidas no período prévio ao planejamento, é possível garantir maior agilidade para a criação e trazer uma segurança para a acurácia centimétrica necessária;
  • Execução: ao longo da execução do projeto, será possível economizar recursos com a utilização dos drones.
  • Manutenção: os drones também ajudam na manutenção, tendo em vista que eles auxiliam a monitorar ativos de larga escala e em ambientes difíceis de acessar.

Qual a importância dos drones na construção civil?

Atualmente, os drones têm ganhado cada vez mais espaço no cenário da construção civil. Eles são responsáveis por acelerar todo o trabalho realizado nos projetos, além de trazer dados extremamente assertivos para garantir maior economia de recursos e diminuir os riscos de retrabalho dentro de um mesmo projeto.

Os drones também são excelentes aliados quando o assunto é realizar o processamento de imagens, gerando muitos resultados voltados para as curvas de nível, MDS, MDT, nuvem de pontos e modelos 3D da região, garantindo que todas as etapas do projeto sejam contempladas.

Como fazer mapeamento com drones na construção civil?

Para saber como fazer mapeamento com drones na construção civil, é necessário levar uma série de características em consideração. As principais delas são:

  • O tipo de câmera utilizada para o mapeamento;
  • O tipo de drone a ser utilizado;
  • O software de processamento de imagens a usar;
  • A rota de voo;
  • A observação das condições climáticas;
  • A delimitação do polígono de voo;
  • A direção do vento;
  • O processamento das imagens do voo com o drone.

Como fazer monitoramento e inspeção de obras com drones na construção civil?

Por meio dos drones, é possível realizar inspeções muito rápidas, garantindo uma maior facilidade para que haja uma criação de rotina de análise e monitoramento, o que faz com que haja um registro do progresso em relação ao canteiro de obras. Assim, uma linha do tempo é criada para comparar os mapas.

Redução do retrabalho

Ao utilizar os drones para realizar uma rotina de inspeções e dados visuais sempre atualizados, é possível observar alguns erros que, em algum outro momento, poderiam se tornar um problema. Isso garantirá uma redução considerável do retrabalho, impedindo que medidas extremas de demolição precisem ser tomadas.

Quais são os melhores drones e plataformas de processamento de imagens para engenharia civil?

Dentre os melhores drones, é possível mencionar os modelos Spectral 2 da Nuvem UAV, com cobertura de 400 hectares com apenas um voo, que dura aproximadamente 1 hora, o Mavic 2 Pro, cobrindo 50 hectares por voo em 30 minutos e os drones de asa fixa, que conseguem atender a grandes demandas, com voos de 2 horas e cobertura de 3.000 hectares.

Em relação ao processamento de imagens, o mais adequado é utilizar a plataforma Mappa, que é largamente utilizada para processar imagens de maneira simples e assertiva, com modelos ortomosaicos, MDT, MDS, curvas de nível, 3D e, também, de nuvem de pontos.

O uso de drones na segurança do trabalho

Os drones também podem exercer uma função muito importante: verificar se os operários estão, de fato, utilizando os seus equipamentos de segurança. Dessa maneira, com um simples comando, é possível conferir se tudo está em ordem enquanto a empresa economiza tempo e, também, recursos humanos.

Campanhas publicitárias com Drones na construção civil

Atualmente, muitos lançamentos de empreendimentos acabam exigindo a participação de drones. Sendo assim, campanhas publicitárias vêm se mostrando cada vez mais comuns com imagens aéreas, possibilitando a identificação de pontos comerciais e localizações turísticas, o que aumenta as chances de venda do negócio.

 

Sem dúvida alguma, o uso de drones tem se tornado indispensável para garantir segurança e modernidade para qualquer construção. Sendo assim, cabe às empresas começar a investir nesse recurso econômico e prático.