Blog
Utilização de robótica para a construção de edifícios
janeiro 17, 2023
Sem categoria
A robótica é um tema de extrema importância para a construção de edifícios, especialmente por causa da segurança que ela traz para os mais diversos projetos, inclusive aqueles com um alto nível de exigência.
Entenda, por meio deste artigo, como a tecnologia pode impactar, diretamente, a construção civil e o seu futuro.
Como é o uso de robôs na construção civil
São várias as maneiras nas quais os robôs podem ser utilizados na construção civil. No entanto, é muito comum que as máquinas sejam visadas para ampliar a produtividade, melhorar a eficiência do trabalho e, também, garantir que haja uma redução considerável dos riscos que venham a acontecer com os trabalhadores e com a estrutura.
Uma das formas mais comuns de utilizar os robôs dentro da construção civil é durante o processo de demolição de algum prédio ou construção. Para que essa atividade fosse realizada, era necessário um grande esforço e energia por parte dos envolvidos na obra. Sendo assim, com a implementação das máquinas, o processo se torna mais simples.
Por que usar robôs na construção civil?
Porque, basicamente, a robótica é utilizada nos mais variados espaços e processos de projetos, desde a sua criação até o desenvolvimento mais complexo. Além disso, a tecnologia tende a evoluir e transformar os projetos em ideias de fácil execução e economia para as empresas.
Tipos de robôs
Existe uma série de variações de robôs que pode ser vista dentro da construção civil. Dentre elas, estão:
- Robôs por controle humano: máquinas que não podem realizar atividades sem que haja um gerenciamento humano, seja físico ou por meio de um computador;
- Robôs por programação prévia: são robôs que agem sozinhos, mas precisam de uma programação prévia para que realizem suas atividades. Dessa maneira, precisarão de uma gestão humana, mesmo que de forma indireta;
- Robôs autônomos: os robôs autônomos, assim como seu nome já deixa claro, são responsáveis por desenvolver atividades por conta própria, sem a necessidade de um gerenciamento humano, seja ele direto ou indireto.
Benefícios para as empresas
Assim como há uma grande variação de robôs trabalhando para a área da construção civil, também há uma série de benefícios que podem ser listados para as empresas. Um deles, com toda a certeza, é uma melhor integração entre máquinas e humanos, facilitando trabalhos que, antes, exigiam mais tempo e concentração.
Outro ponto extremamente relevante é a economia, tendo em vista que há uma maior prevenção de erros, o que diminui as chances de retrabalho. Tempo e materiais não serão gastos sem necessidade, fazendo com que o projeto seja colocado para frente de maneira muito mais organizada e assertiva.
Qual o futuro da robótica na construção?
Há muitos planos para o futuro da robótica na construção civil, mas, especialmente, é possível destacar os seguintes planejamentos:
- Edifícios vivos: em um futuro próximo, será possível utilizar biopolímeros nas construções, fazendo com que os materiais reajam melhor ao ambiente onde foram instalados e, consequentemente, criem uma maior conexão com as máquinas para funcionar de forma inteligente;
- Construção em ambientes inabitáveis: por meio da tecnologia, haverá a possibilidade de se adaptar às mais variadas mudanças de clima e, consequentemente, fazer com que as construções “sobrevivam” aos diferentes imprevistos da natureza e da intervenção humana;
- Criação de designs inovadores: por meio do aprendizado de máquinas, os designs de prédios, casas e ambientes comerciais ficarão cada vez mais surpreendentes.
Avanço da tecnologia na construção civil
Muitos avanços aconteceram ao longo dos anos em relação à tecnologia aplicada na construção civil. A internet, sem dúvida alguma, foi uma das maiores responsáveis para que isso acontecesse, estabelecendo uma melhor comunicação e, principalmente, trazendo programas relevantes, como os de gestão especializados.
Ainda que a estrutura dos prédios não seja muito diferente do que costumamos ver em fotos das décadas de 1960 ou 1970, a sua forma de ser construída passou por muitos outros processos que envolvem robôs e tecnologia. Por meio da robótica, os processos passaram a ser mais simples e os projetos finalizados em um tempo menor do que o esperado.
Além disso, diferente do que acontecia há alguns anos, os trabalhadores são colocados em posições mais seguras em relação ao seu próprio trabalho. Atividades que, antes, eram mais difíceis de serem colocadas em prática, agora se tornaram simples, sendo realizadas em um curto período.
A robótica é, sem dúvida alguma, extremamente relevante para a construção civil. Por isso, a tendência é que, cada vez mais, as empresas passem a investir em tecnologia para garantir modernidade e segurança.