Blog

Descubra qual profissional contratar para sua obra: Arquiteto ou Engenheiro Civil

abril 13, 2024

Sem categoria

WGB Engenharia

Ao planejar uma obra, uma das decisões mais importantes que você precisa tomar é a escolha do profissional que irá contratar. O arquiteto e o engenheiro civil são dois profissionais que podem ser contratados para este fim.

Ambos possuem habilidades e conhecimentos únicos que podem ser utilizados para garantir que sua obra seja concluída com sucesso. 

Vamos explicar as diferenças entre essas duas profissões e ajudá-lo a escolher o profissional certo para o seu projeto.

O que é um arquiteto?

Um arquiteto é um profissional que se dedica a projetar e planejar espaços. Eles podem ser responsáveis por projetar tanto exteriores quanto interiores de construções, e geralmente trabalham em conjunto com engenheiros civis e outros profissionais envolvidos no projeto de uma obra.

Os arquitetos são responsáveis por criar designs estéticos e funcionais para edifícios, e trabalham com os clientes para garantir que seus desejos e necessidades sejam atendidos. Eles também são responsáveis por garantir que o projeto cumpra os requisitos regulatórios e de segurança.

O que é um engenheiro civil?

Um engenheiro civil é um profissional que se dedica a projetar e construir estruturas, como pontes, rodovias e edifícios. Eles geralmente trabalham em conjunto com arquitetos e outros profissionais envolvidos no projeto de uma obra.

Os engenheiros civis são responsáveis por garantir que as estruturas sejam seguras, estáveis e capazes de suportar cargas de peso. Eles também são responsáveis por garantir que as estruturas cumpram os requisitos regulatórios.

Qual profissional contratar para sua obra?

A recomendação é que tanto o engenheiro civil, quanto o arquiteto estejam envolvidos nos processos de planejamento e acompanhamento da reforma ou construção. 

Os arquitetos podem otimizar o uso do espaço, adequar as necessidades e tornar tudo muito mais funcional, fluido e eficiente. Estes profissionais certamente podem garantir que cada cantinho do seu novo lar seja usado de forma inteligente.

Desde detalhes de fachada, até posicionamento de ambientes e móveis, um arquiteto tende a acompanhar a obra, juntamente com um engenheiro qualificado até que ela esteja totalmente concluída.

O engenheiro civil deve acompanhar todo e qualquer tipo de construção ou reforma. Ele está ali para projetar e garantir que tudo que foi pensado está dentro de uma concepção estrutural válida.

Em uma grande reforma ou construção, é necessário contratar tanto um arquiteto quanto um engenheiro civil. Isso porque ambos os profissionais possuem habilidades únicas que se complementam e podem ser necessárias para garantir que o projeto seja um sucesso em todos os aspectos.

De forma resumida e prática, o recomendado é que ambos os profissionais atuem ativamente desde o início do projeto e em conjunto, validando todas as possibilidades e garantido que atenderá as expectativas do cliente.

Sempre busque por profissionais qualificados e com experiência para cuidar do seu projeto, 

para que sua obra seja concluída com sucesso, ao mesmo tempo em que atende aos requisitos regulatórios e de segurança exigidos por lei.

Se ainda estiver com dúvidas, deixe nossa equipe de profissionais avaliar. Desta forma, você terá mais informações para tomar a decisão correta.