Blog

Pré-moldado e pré-fabricado: você sabe o que os diferencia?

abril 11, 2024

Sem categoria

WGB Engenharia

Atualmente, os elementos estruturais pré-fabricados e pré-moldados têm sido cada vez mais utilizados na construção civil. Um dos principais motivos para isso é a redução de custos, além de toda a agilidade que traz para o processo da obra, ajudando na sua finalização com segurança e qualidade.

No entanto, há quem não consiga diferenciar ambos os tipos de estrutura, o que pode dificultar um pouco na hora da execução. Conheça, abaixo, algumas particularidades sobre os previamente fabricados e previamente moldados para entender como eles se comportam dentro de uma obra e quais os benefícios que podem trazer. 

O que são os pré-moldados?

“Pré-moldado” tem seu significado diretamente ligado para elementos feitos a partir de concreto moldado, ou seja, que estão fora de sua posição definitiva de uso. Sendo assim, antes de implementá-lo em uma obra, é interessante compreender a sua constituição e conceito para não errar.

Todos os pré-moldados se mostram diferentes dos pré-fabricados, tendo em vista que devem ser produzidos dentro do canteiro de obras. Mesmo que não precisem passar por exigências rigorosas referentes ao controle de qualidade, as estruturas não são produzidas com uma qualidade baixa.

Na verdade, esse tipo de estrutura é produzida a partir de normas técnicas previamente estabelecidas, fazendo com que a qualidade do produto final seja mantida acima de qualquer outra coisa. Toda estrutura que é previamente moldada deve ser utilizada para promover uma redução da mão de obra e do tempo que seria preciso para uma edificação.

E os pré-fabricados?

As estruturas pré-fabricadas são aquelas que a construção é realizada por meio de uma escala industrial, ou seja, em maior quantidade e com um planejamento prévio. Com esse material, é possível encontrar, facilmente, vários tipos de concreto e aço que são utilizados durante o seu período de produção.

Para que eles sejam aprovados, é preciso que haja a assinatura dos responsáveis, evitando que possíveis acidentes aconteçam e, também, para garantir a origem do produto que foi previamente produzido. Com essas medidas, a obra se torna mais segura tanto para quem fez a solicitação quanto para quem está trabalhando.

É válido dizer que os materiais pré-fabricados e os pré-moldados, assim como foi dito anteriormente, possuem um controle de qualidade e de tecnologia bastante atencioso. Todas as peças serão devidamente acopladas à obra quando já possuírem resistência suficiente para quem seja posicionadas no local.

Quais são os benefícios em utilizá-los?

Existem muitos benefícios na utilização de pré-moldados e pré-fabricados em uma obra. Confira, abaixo, quais são eles e como podem ser utilizados devidamente para garantir uma execução mais segura, firme e, também, com certeza da procedência dos materiais que serão usados.

Versatilidade

A versatilidade é um dos pontos mais positivos em ambos os casos, tendo em vista que a sua utilização pode ir além das obras de grande porte, como a construção de edifícios, pontes e viadutos. Os pré-moldados, por exemplo, têm sido cada vez mais utilizados em edifícios de menor porte, escolas e estacionamentos.

Agilidade na obra

A agilidade também é um ponto importante a ser mencionado, tendo em vista que com a utilização dos pré-moldados e pré-fabricados, a obra tende e seguir mais rapidamente. Por causa das estruturas previamente preparadas, e devidamente fiscalizadas, não há como perder tempo com erros.

Segurança para a obra

Assim como já foi mencionado anteriormente, os pré-moldados e pré-fabricados acabam transmitindo muita segurança para qualquer obra, tendo em vista que seguem padrões rigorosos de fiscalização. Além disso, a estrutura pré-fabricada ainda conta com a assinatura de um especialista para garantir a origem de procedência de uma dada estrutura.

Economia

Por fim, ainda há um benefício a ser destacado: a economia. O prefixo “pré” dá a entender que algo foi previamente feito, construído. Dessa maneira, ao adquirir um dos dois tipos de estrutura, já há uma preparação prévia para a sua utilização na obra, o que permite a economia de tempo e de dinheiro, tendo em vista que não será preciso começar do zero.

 

Depois de tudo isso, é importante dizer que os pré-moldados e pré-fabricados são extremamente importantes para o andamento de uma obra, independente de qual porte ela possua. Dessa forma, buscar pelos melhores materiais e empresas de confiança fará toda a diferença.

Sempre procure um profissional qualificado para seu projeto estrutural.