Blog

Muros de arrimo: segurança e estabilidade para seu terreno

fevereiro 15, 2023

Sem categoria

WGB Engenharia

O muro de arrimo é responsável por trazer uma maior qualidade para a construção, além de implementar segurança e estabilidade para o terreno como um todo. Por isso, mostra-se uma excelente opção para quem deseja tranquilidade.

A técnica é bastante difundida dentro da construção civil, especialmente por ser uma forma eficaz de contenção. No entanto, é necessário que ela seja aplicada por um profissional especializado, visando toda a eficiência do projeto. Para entender um pouco melhor, leia este artigo até o final.

O que é um muro de arrimo?

Um muro de arrimo, também conhecido como muro de gravidade ou muro de peso, nada mais é do que uma construção com uma estrutura forte, que é capaz de conter os mais diversos tipos de forças, sejam eles barrancos ou determinadas barragens. Além disso, ele também se mostra responsável por conseguir equilibrar a pressão dentro de um terreno, impedindo danos maiores.

Para que serve um muro de arrimo?

Uma das maiores funções relacionadas ao muro de arrimo é, justamente, permitir que a segurança seja garantida, pois ele tem como finalidade conseguir segurar a terra no local em que ela estiver mais alta, consequentemente impedindo problemas relacionados aos desmoronamentos.

Empuxo das terras

Para construir este tipo de muro, será necessário levar em consideração o empuxo das terras, que nada mais é do que uma força resultante das ações de uma terra sobre o muro a ser erguido. Sendo assim:

  • Empuxo ativo: corresponde à ação da terra sobre o muro;
  • Empuxo passivo: corresponde à reação do muro em relação à ação das terras.

Como é feito um muro de arrimo? Fases do projeto

Existem muitas maneiras de construir um muro de arrimo, especialmente porque ele pode ser erguido com uma série de materiais. Geralmente, são construídos com concreto, cerâmica ou por uma estrutura metálica. É necessário que o profissional saiba avaliar o local e realizar cálculos para erguê-lo.

Além disso, sua construção passa por duas fases: o dimensionamento do muro e a verificação da estabilidade dos esforços atuantes na região.

Cuidados na execução

Durante a execução de um muro de arrimo, é necessário que um engenheiro civil ou profissional especializado esteja presente. A partir de um mau dimensionamento ou uma execução feita inadequadamente, há grandes chances de haver uma ruptura e, consequentemente, consequências sérias para o ambiente.

Os principais cuidados que devem ser tomados, de acordo com a NBR 11682, são:

  • implementar o sistema de drenagem da maneira adequada;
  • evitar a escavação em terrenos naturais que possam causar instabilidade;
  • executar o reaterro utilizando material adequado;
  • não realizar a construção de muros de arrimo por gravidade em ambientes superiores do talude ou encosta.

Cuidados com a água 

Durante as chuvas, a água acaba encharcando a terra e fazendo com que ela ganhe mais peso. Por isso, ao instalar um muro de arrimo, o ideal é que a estrutura seja calculada minuciosamente para contemplar toda a carga adicional de chuvas ou vazamentos, acrescentando uma margem de segurança.

Adicionar uma camada de brita entre a terra e os drenos também é interessante, bem como impermeabilizar a parte traseira do muro.

Tipos de muros de arrimo 

Conheça, abaixo, alguns tipos de muros de contenção.

Bloco de concreto

O muro com blocos de concreto é uma das maneiras mais baratas de construção, onde há a sua estruturação e, em seguida, o revestimento da estrutura.

Pedras

Os muros de arrimo construídos com pedra são opções excelentes, tendo em vista que esta recomendação é válida para muros com até 3 metros de altura, onde há a necessidade de criar um sistema de drenagem para escoar águas de chuva.

Gabião

Este modelo é mais fácil de colocar em prática, pois não há necessidade de inclusão de um sistema de drenagem. Eles são feitos a partir de gaiolas de fio de aço com preenchimento de pedras.

Muros de concreto armado

Os muros feitos a partir de concreto armado possuem perfis em L para alturas de até 2 metros, em forma clássica ou especial para alturas entre 2 e 4 metros e também poderão ser atirantados.

O muro de arrimo pode ser utilizado como medida de segurança, desde que todos os cuidados em sua execução sejam devidamente tomados.